sexta-feira, 31 de agosto de 2007

“Vaghe stelle dell’Orsa”

Revi “Vaghe stelle dell’Orsa”, de Visconti.

É um filme com 42 anos, a preto e branco, que tem Claudia Cardinale como protagonista.
Tudo o que distingue este realizador está lá.
Mistério, segredos, o passado revivido e a decidir o futuro, os confrontos de gerações. Filmado com mestria, uma excelente fotografia, a velha Itália a deslumbrar com o cuidado posto em tudo o que é histórico.




Claudia Cardinale é a “estrela”, mas Visconti, que de vez em quando se deixa “tentar” em mostrar o corpo da actriz, procura nela não a vedeta “sexy”, mas a “actriz”, que interpreta um papel complexo de uma mulher que tem de esconder o seu passado incestuoso com o irmão. E Claudia consegue corresponder ao desejo do Mestre, que a filma em grandes planos que evidenciam não só a sua beleza, mas também uma “força” que só me lembro de ver em “O Leopardo”, também de Visconti, e em poucos mais filmes.
Jean Sorel, que já esquecêramos, é o irmão, e está à altura da importância da personagem na trama.
O filme apareceu nos circuitos comerciais europeus com o título “Sandra”, nome da protagonista. Que nada tem a ver, como sucede frequentemente, com o título original.
Pouco mais de uma hora e meia bem passada.

3 comentários:

spring disse...

olá josé quintela soares!
"Vaghe stelle dell'Orsa" é certamente o filme mais desconhecido da filmografia de Visconti, eu só o conheci no dia em que a Claudia Cardinali visitou a Cinemateca, a sessão foi no Palácio Foz, e foi inesquecível, porque a actriz dialogou com o público sem complexos, chegando até a sentar-se no chão junto do écran. Já o filme é uma verdadeira obra-prima.
Foi bom recordá-lo aqui:)
um abraço cinéfilo e bom fim-de-semana.

teresamaremar disse...

Não vi o filme, mas vi a mudança na estrutura do post :) e gostei. Faz bem a mudança.

Unknown disse...

Obrigada pela citaçao da Marguerite Yourcenar que deixou no meu blog (magnifica, by the way) mas que, sobretudo, me permitiu de descobrir os seus.

Vous pois lendo, devagar para apreciar. Todos os temas dos três blogs me interessam imenso...

Até uma proxima vez e continue o excelente trabalho.

Locations of visitors to this page