segunda-feira, 9 de julho de 2007

Derek Jacobi

Que faz um actor de Teatro num blogue de Cinema?
Desculpem, mas não resisti.
Uma série de televisão foi suficiente para eu o considerar excepcional.
“Eu, Cláudio”.
Não perdi um episódio desta fantástica interpretação, que nunca esqueci.
Derek Jacobi nasceu em 1938, nos arredores de Londres, e bem cedo integrou o grupo de Teatro do colégio onde estudou. Depois, em Cambridge, onde se licenciou em História, não deixou de representar, alcançando sucesso imediato em “Hamlet”.
De tal maneira, que foi convidado por Laurence Olivier para, no regresso a Londres, integrar o grupo fundador do novo National Theatre. Durante anos, aí contracenou com grandes figuras como Peter O’Toole, até que em 1976, a convite da BBC, surge “Eu, Cláudio”, que o tornou um actor lendário a nível mundial.
Recomendo, a quem nunca viu, que o faça.

6 comentários:

Anónimo disse...

que pena que atores só de teatro acabamos não conhecendo em outros países. fim de caso tem o nome original de The End of the Affair. é o mesmo nome do livro do graham greene. beijos, pedrita

spring disse...

olá josé quintela soares!
Todos os grandes actores nascem no palco e fazem da sua vida o teatro, mas por vezes fazem a chamada "perninha" no cinema. Do Derek Jacobi recordo-me da sua interpretação no cinema do "Henry V" de Kenneth Brannagh, um filme espantoso, senão o seu melhor filme. Por outro lado recordo-me de em tempos idos ter visto no cinema quarteto, um filme fabuloso interpretado e dirigido pelo maior actor americano vivo, de seu nome Al Pacino, onde nos era oferecido o amor pelo teatro e o amor por Shakespeare. Regressando a Jacobi, recordo-me de ter visto a série "Eu Claudius" na televisão, já lá vão mesmo muitos anos e era espantosa a sua interpretação, como o dvd da série já anda por aí editado basta ver para crer na arte deste actor.
um abraço cinéfilo.
PS- No ano passado vimos "As Paixões de Julia", onde o universo teatral é olhado de forma magnifica pelo mundo do cinema, através do romance do Somerset Maugham, intitulado precisamente "Teatro".
paula e rui lima

Anónimo disse...

É um mundo realmente magnífico!

SAUDADES!

ELISABETECUNHA

Luís A. disse...

magnifico jakobi, que entrou recentemente em galdiator numa espécia de homage ao seu personagem de Eu Cláudio

Neves de ontem disse...

Lembro-me da serie de tv. Gostei muito dela.

Unknown disse...

Revi há ná muio tempo a série "I, Claudius" e a interpretação de Jacobi é, efectivamente, excelente. Vale a pena rever algumas das antigas séries britânicas como Elizabeth I com Glenda Jackson, po exemplo.

Locations of visitors to this page