sábado, 22 de setembro de 2007

"Cavalgada Heróica"

Numa daquelas noites em que apetece ver um “western”, escolhi “Cavalgada Heróica” (Stagecoach) de John Ford, com o inevitável John Wayne. Rodado em 1939.
Considerado um “clássico” no género, é na verdade um excelente filme, dirigido por mão de Mestre e com interpretações fabulosas.
Gostaria de destacar Thomas Mitchell, que todos conhecemos de “E Tudo o Vento Levou”, onde interpreta o papel de pai de Scarlett O’Hara.
Aqui é um médico permanentemente alcoolizado, mas fá-lo com uma categoria digna do realizador e de alguns dos seus pares. Impressionante o seu esgar, as alterações do seu comportamento, a sua presença. A Academia premiou-o com o Oscar para Actor Secundário, e muito bem.
Ainda o grande John Carradine, num papel de jogador profissional, mas acima de tudo, um cavalheiro de nobre tradição familiar, filho de um juiz, com a reputação abalada pelo vício.
E John Wayne, no arranque da sua brilhante carreira, a protagonizar o “herói”, o ex-presidiário que dá lições de civismo e educação a banqueiros, médicos e comerciantes, ao tratar uma prostituta (Claire Trevor), que todos rejeitam, com respeito.
Como não podia deixar de ser, tudo acaba em bem.

Um grande filme!


4 comentários:

teresamaremar disse...

Não lembro o filme, o excerto não me trouxe lembrança, porventura nem o terei visto. Westerns nunca foram/são os meus preferidos.
Respeito-lhes os poucos meios de realização de então, aprecio, de certo modo, os grandes horizontes. De certo modo porque o árido não me atrai.
Agrada-me o sotaque. Mas a mais valia é, para mim, o código de honra que veiculam, sentidos do bem e do mal.

spring disse...

olá josé quintela soares!
"Cavalgada Heríca" foi o filme que nos deu a conhecer o grande John Wayne e por outro lado ficará sempre na história do cinema como o filme que Orson Welles viu cerca de quarenta vezes durante a sua preparação de "Citizane Kane".
abraço cinéfilo
paula e rui lima

Anónimo disse...

é provavelmente o meu Ford favorito :)

Anónimo disse...

eu via sempre filmes de western com meu pai, mas não sei quais. beijos, pedrita

Locations of visitors to this page