segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

O nosso fado


Carlos Saura, realizador espanhol que levou até às telas o tango e o flamenco, prepara-se agora para transportar o português fado aos mesmos níveis de divulgação.
Evidentemente que as expressões musicais são universais, embora tenham a sua origem específica, a qual não convém escamotear.
Se a dança típica espanhola está no sangue de Saura, é naturalíssimo, e compreende-se mesmo que o tango argentino lhe pulse nas veias.
Fado é uma surpresa.
A proposta foi-lhe feita por um produtor português, Ivan Dias (?) e o realizador aceitou.
Percebe-se a intenção primária do produtor, querendo aproveitar a experiência ganha com outros filmes sobre música tradicional, mas já não se aceita tão bem que não se tenha pensado num realizador português para rodar o filme. Porque ninguém imagina um produtor espanhol a convidar um português para realizar uma obra sobre dança com castanholas…
E Saura não terá começado muito bem…ao convidar Caetano Veloso para participar no filme, cantando “Estranha Forma de Vida”. Por muito grande que seja Caetano, um brasileiro a cantar Amália…deixa dúvidas, para mais num projecto que pretende retratar a canção portuguesa.
Sabe-se que Mariza entrará no rol de fadistas, e provavelmente Carlos do Carmo e Camané.
Louva-se o projecto, mas desconfia-se do resultado…

3 comentários:

teresamaremar disse...

A música do "Estranha forma de vida", como deve saber, é do Alfredo Marceneiro, e um dos seus herdeiros é meu conhecido.
Por acaso, um destes dias, conversámos sobre o filme vir a ser realizado por Carlos Saura e a opinião foi que nem esse, nem nenhum realizador português, estão habilitados a tal filme fazerem. Contudo, a opinião foi também que, o filme sairá bem ou mal dependendo das pessoas que venham a ser consultadas.
Quanto ao Caetano, só o sotaque vai desvirtuá-lo, não é? E a garra?

Quanto à escolha do Saura... que dizer também da atribuição feita, recentemente no S. Luís, dos prémios Amália?...

Anónimo disse...

eu adoro carlos saura. beijos, pedrita

Martita disse...

NÃO SEJA DESCONFIADO PORQUE JÁ ESTÃO NO ROL...

Locations of visitors to this page