terça-feira, 15 de setembro de 2009

Sabia? (1)


Este filme, “Sombras Brancas nos Mares do Sul”, realizado em 1928 por W.S.Van Dyke (1889 – 1943), é um marco histórico para o Cinema em Portugal.
Porquê?
Foi o primeiro filme sonoro que tivemos oportunidade de ver.
Como descreve M.Felix Ribeiro*:

“A 5 de Abril de 1930 – e através de uma aparelhagem “Western Electric”, considerada, então, uma das marcas mais reputadas – a tela do Royal Cine reproduziu as imagens, em matemático sincronismo com os sons, do filme “Sombras Brancas nos Mares do Sul”. Assistiu o Presidente da República e demais entidades oficiais”.

Nos papéis principais estavam Raquel Torres (1908 – 1987), uma actriz mexicana de carreira efémera, que fazia da sensualidade a sua principal característica, e Monte Blue (1887 – 1963), um americano de longa trajecto e sucesso no cinema mudo e que continuaria a filmar até finais dos anos 50.

* In “Os Mais Antigos Cinemas de Lisboa”.






5 comentários:

divagarde disse...

Pois... não sabia :) e gostei.

Belíssimas as fotos!

Unknown disse...

Muito interessante. São pormenores como estes que dão um charme especial ao blog.

Parabéns!

Pedrita disse...

nossa, não vi. beijos, pedrita

spring disse...

Caro José Quintela Soares
Este livro do Felix Ribeiro é uma preciosidade, infelizmente perdi o exemplar ´que comprei na época em que a Cinemateca respirava cinema... talvez um dia o reencontre num Alfarrabista. Foi bom recordar.
Abraço cinéfilo
Rui Luís Lima

Eva Gonçalves disse...

Interesting, as usual...Tem toda a razão a Ana Cristina Casqueiro Haderer. Vou desde já corrigir um erro meu e passar a segui-lo publicamente. :)

Locations of visitors to this page