sábado, 16 de janeiro de 2010

3 Anos!

Este blogue completa hoje 3 anos.
Tempo de algum balanço.
O Cinema atravessa, na minha opinião, uma das suas piores crises de sempre.
Basta verificar os grandes sucessos actuais, para nos apercebermos das limitações várias, das quais gostaria de destacar a falta gritante de qualidade (leia-se talento) de muitos dos grandes protagonistas, elevados à condição de vedetas sem grande esforço.
As pequenas salas onde se vê Cinema, não esgotam, longe disso.
Os dvd, salvação derradeira de um negócio em apuros, que os clubes de video sustentaram durante anos, estão em franco declínio.
Resta a televisão, mas todos sabemos que Cinema...é no Cinema.


"Arte Sétima" tem pensado em tudo isto.
E tem consultado inúmeros outros blogues de Cinema, muitos dos quais são cópias exactas de outros.
Vamos continuar, mas alterando algo do rumo.
Como verificarão, se continuarem a ter a gentileza de o visitar.

7 comentários:

Sam disse...

Caro José,

antes de mais, parabéns pelo terceiro aniversário do Arte Sétima. É um dos blogues que visito com mais frequência e, se vão ocorrer novidades, cá estarei para as espreitar.

Quanto ao estado actual do Cinema, tenho dificuldade em usar a palavra "crise". Enquanto indústria, é das mais rentáveis a nível mundial; enquanto arte, não deixam de surgir propostas interessantes — a grande diferença é que temos de estar muito mais atentos que há dez anos atrás...

São os sinais dos tempos, julgo eu.

Cumps cinéfilos e, uma vez mais, parabéns. Continua o excelente trabalho!

Pedrita disse...

parabéns pelos 3 anos, pense mas não desapareça. gosto muito do seu blog. há muitos filmes bons sendo feitos atualmente, a questão é q chegam em poucas salas. a tv a cabo tem sido uma ótima companheira, já q passa muitos filmes alternativos e q nunca tinham passado no circuito por aqui. beijos, pedrita

Eva Gonçalves disse...

Não deixou de haver cinema de qualidade no meio da mediocridade. Mas não é promovido, ou exibido e temos de o procurar. Desconfio que me passará muito bom cinema ao lado. Nos canais de cinema, vou vendo alguma coisa e alugando os independentes,não-americanos e alternativos, mas raramente vou a festivais e nas salas comuns a mediocridade reina.
Há de facto, muitos blogues dedicados ao cinema. Parabéns pelos três anos, mas espero que nas mudanças previstas, o Arte Sétima, não se torne apenas mais um igual aos demais, perdendo a especificidade que o torna único! :)Posto isto, continuação de bom trabalho, seja em que direcção for! Abraço

Luís Costa (Nothingman) disse...

Muitos Parabéns pelos três anos do Blog. Sou um visitante assiduo e gosto muito de cá vir. Pena nem sempre comentar, sempre que posso passo por cá.

Cumprimentos.
Abraço

Gonga disse...

Parabens pelos 3 anos e pelo blog que tens é bastante original.

Acredito sobretudo que a crise no cinema é uma crise de argumentos.
Também o preço das salas de cinema nao ajuda.

Espero que continues durante muitos anos.

divagarde disse...

Vieram crises, várias, mas continuam a existir grandes realizadores, enredos e actores.
A tv, os dvds, a comodidade caseira afastaram das grandes salas, mas a grande responsabilidade - quanto a mim - foi mesmo terem posto fim a estas. E estas eram o filme, a saída à noite, o convívio. Por seu lado, os écrans imensos envolviam-nos, transportavam-nos, faziam-nos sentir parte de. Estavamos .
Que a nova mudança seja à imagem de um retorno à grande tela.
Parabéns!

spring disse...

Caro José quintela Soares
Aqui ficam os nossos parabéns ao "Sétima Arte" e ao seu autor. Por aqui respira-se cinema.
Abraço cinéfilo
Paula e Rui Lima

Locations of visitors to this page