terça-feira, 11 de março de 2008

Frases de realizadores (2)


"Um filme é, ou devia ser, mais parecido com música do que com ficção. Deveria ser uma progressão de atitudes e sentimentos. O tema, o que está por trás da emoção, o significado, tudo isso vem depois".

"Todas as maiores nações comportam-se como gangsters, e todas as mais pequenas como prostitutas".

Kubrick

6 comentários:

teresamaremar disse...

A música é a arte primordial, laço entre o profano e o sagrado, primeira imitação da natureza, quando o homem se manifesta copiando o canto das aves, o vento, o gotejar e fluir das águas.
Porque a música é ritmo e ordem, a ela se associam a dança, e a poesia, e a tragédia, e a arquitectura ao serviço destas, e... e... Porque as artes se servem mutuamente.

Carlos Faria disse...

Frases fortes para um dos meus realizadores preferidos (dos quais constam filmes que já revi várias vezes e nunca me senti sem vontade de rever de imediato). A segunda frase talvez seja politicamente incorrecta, mas suspeito com muita verdade no seu interior... infelizmente!

Sam disse...

Kubrick era impecável na concepção de filmes que se assemelhavam a peças musicais.

Um dos maiores vultos da Arte Sétima.

Cumprimentos cinéfilos.

Cataclismo Cerebral disse...

Por isso foi ele o criador das mais belas cenas que cruzavam a energia musical com a perturbação visual.

Abraço

Ursdens disse...

Concordo inteiramente com a primeira citação. Não que um filme deva ser música ou ter obrigatoriamente música, mas que seja como música, fluído...

Cumprimentos cinéfilos!

spring disse...

Olá José Quintela Soares!
Era criança quando vi pela primeira vez o "2001" nos anos sessenta no saudoso monumental e ao longo da vida sempre que ele surge no grande écran, ali estou para rever essa obra onde a fusão musica imagem atingiu a beleza perfeita.
Abraço cinéfilo
Rui Luís Lima

Locations of visitors to this page