quinta-feira, 8 de maio de 2008

Frases de realizadores (5)



"Sempre preferi a reflexão da vida à própria vida.

Quando se pode alternar o humor com a melancolia, alcança-se o sucesso, mas quando as mesmas coisas são alegres e melancólicas em simultâneo, é simplesmente maravilhoso.

Parece-me que o cinema de amanhã será ainda mais pessoal do que uma novela autobiográfica. Será uma confissão, ou um diário".


François Truffaut

4 comentários:

Pedrita disse...

maravilhoso truffaut. beijos, pedrita

teresamaremar disse...

Sempre preferi a reflexão da vida à própria vida

talvez porque a vida seja uma sucessão de agoras, talvez reflectir sobre ela prenda os agoras, permita alongá-los e viver mais vida(s).

Essencialmente, o que os realizadores fazem, nas suas reflexões sobre a vida, é criar outras. Várias outras, as que vivem, as que nos trazem e as que nessas lemos.

spring disse...

Olá José Quintela Soares!
Truffaut é uma dos cineastas mais amados aqui em casa e curiosamente também nós falamos hoje dele e dos seus filmes. Por outro lado ele foi um homem que fez da escrita sobre cinema a sua grande paixão, mais tarde transformou as suas palavras em imagens.
Caso não conheça aqui fica uma recomendação de leitura: o livro "François Truffaut" que Serge Toubiana e Antoine de Becque (dosi homens dos Cahiers) escreveram sobre o cineasta e que se lê como um romance. São oitocentos páginas (edição folio) que nos oferecem o mais belo retrato do cineasta.
Abraço cinéfilo e boa semana.
paula e rui lima

Cataclismo Cerebral disse...

Adoro estas pérolas de sabedoria que o José tão gentilmente disponibiliza neste seu espaço...

Abraço

Locations of visitors to this page