quarta-feira, 28 de julho de 2010

"Mrs. Miniver"

William Wyler (1902-1981) realizou, entre outros, “Jezebel” (1938), “Wuthering Heights”(1939), “Carrie”(1952), “Ben-Hur” (1959), e “Funny Girl” (1968).
Como tal, não admira que nos tenha presenteado, em 1942, com “Mrs.Miniver”.
Em plena Guerra Mundial, este filme mostra bem o contraste entre a vida normal de uma pequena e pacata cidade inglesa antes do conflito, e as transformações radicais, incluindo as sociais, que este acarretou.
Vencedor de 6 estatuetas da Academia, Churchill chegou a afirmar que a película fizera mais pela Inglaterra que muitas das acções militares.
Visto pela crítica da época como um incitamento de Wyler à intervenção norte-americana, há no filme vários pontos a destacar, desde os papéis principais entregues a Greer Garson e Walter Pidgeon, passando por uma plêiade de secundários (Teresa Wright, May Whitty, Reginald Owen ou mesmo Richard Ney), à fotografia magnífica, e a uma realização perfeita.
“Mrs.Miniver” é um filme que se revê com prazer.




2 comentários:

Pedrita disse...

no brasil está como rosa da esperança, adoro esse diretor mas esse não vi. anotado. beijos, pedrita

spring disse...

Caro José Quintela Soares
William Wyler hoje em dia pouco diz ao grande público, mas continua bem vivo no coração ds cinéfilos, o seu "Mrs. Miniver" é uma das obras maiores da sua excelente filmografia.
Abraço cinéfilo
Paula e Rui Lima

Locations of visitors to this page