sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Sabia ? (2)


"O primeiro filme sonoro português nada tem que ver, porém, com a Tobis.
Foi mais uma iniciativa de Leitão de Barros e da sociedade a que se achava ligado (a SUS – Sociedade Universal de Superfilmes).
Para tanto, voltou Barros ao seu velho projecto de adaptar A Severa do mui académico Dantas. Já em 1918 tinha pensado nele e tinha mesmo sondado a grande Ângela Pinto para o papel da protagonista. Agora, não se tratava mais de ir repescar velhas glórias do palco. Para novos tempos e novo cinema, caras novas. A protagonista foi escolhida por concurso, largamente publicitado. A escolha recaiu numa corista de “tipo português” (como o anúncio pedia) que andava pelos palcos desde 1919 mas nunca se fizera notar muito. Era Dina Teresa (1902 – 1985) que esse papel puxaria para uma glória tão intensa quanto efémera. Do teatro só Maria Sampaio (1904 -1988).
Na noite de estreia, 17 de Julho de 1931 no S.Luiz, a multidão encheu a Baixa lisboeta, iluminada por grandes projectores ao longo de todo o percurso.
E o filme – delirantemente aclamado pelo público e pela crítica – esteve em cartaz mais de seis meses, visto só nesse ano por 200 mil espectadores, cifra só batida por um filme português cinquenta anos mais tarde."


João Bénard da Costa in "Histórias do Cinema"

4 comentários:

Pedrita disse...

nós temos um filme no brasil que fala de um grupo q trouxe a primeira câmera. eu tb fico curiosa de saber como foi. beijos, pedrita

Hugo Santos disse...

Caro Raul,

confesso ser esta a primeira vez que visito este seu blogue sobre cinema. Pelos poucos textos que li, já me conquistou. Conteúdo acessível e extremamente informativo e, direi mesmo, didáctico. Os meus parabéns.

José Quintela Soares disse...

Caro Hugo

Apesar de o meu nome não ser Raul...obrigado pelas suas amáveis palavras.
Volte sempre.

Hugo Santos disse...

As minhas desculpas, caro José, estava a responder a um comentário num outro blogue. Perdão pelo lapso.

Locations of visitors to this page