quarta-feira, 29 de abril de 2009

Filmes Revisitados (8)

“Desgraças de um Citadino” é o título em português do filme”The Prisoner of Second Avenue”, de 1974, que junta Jack Lemmon e Anne Bancroft, realizado por Melvin Frank.
A história é banal, mas evidentemente que o valor desta película está no trabalho extraordinário da dupla de principais intérpretes, com destaque para Lemmon.
Vale a pena apreciar este enorme actor, que passa repentinamente de um registo cómico para um acento dramático, em segundos, voltando ao primeiro pouco depois.
E Bancroft, que se tornara mais conhecida anos antes com “The Graduate” (“A Primeira Noite”), tem aqui um desempenho à sua altura.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Star Trek"


“Star Trek”.
A minha geração recorda com saudade esta série televisiva dos anos 60, que se perpetuaria com novos intérpretes e até filmes. Mas “Star Trek” será sempre aquela aventura semanal, a preto e branco, a que assistíamos maravilhados, uma ficção científica repleta de efeitos especiais, absolutamente fantásticos à época.
William Shatner (Kirk), Leonard Nimoy (Spock), Deforest Kelley (Médico), Nichelle Nichols (Uhura), James Doohan(Scott) e George Takei (Sulu) eram os nossos "heróis" e serão sempre “os” intérpretes de “Star Trek”.
Kelley e Doohan já morreram.
E a propósito, é curioso saber que parte das cinzas de Doohan foram lançadas no espaço, conforme seu desejo.
A fotografia foi tirada muitos anos depois da produção.

“Star Trek”.
Eterno.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Frases de Realizadores (28)

"Hoje em dia, o entretenimento enfatiza constantemente a mensagem de que tudo está maravilhoso. Mas existe outra espécie de Cinema, que diz que a mudança é possível, necessária, e que és tu quem a tem de realizar".

"É espantoso como muitos cinemas europeus – italiano, francês, alemão e inglês – recuperaram parte do território de audiências nos seus países."

"Muitos dos críticos de hoje recebem viagens de avião, alojamento em hotéis, malas, presentes e outras despesas pagas, oferecidas pelos distribuidores, e depois é suposto escreverem artigos sérios sobre os filmes".


Wim Wenders

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Filmes Revisitados (7)

Em 1983, Francis F. Coppola “pegou” nuns miúdos e fez um filme em que são eles os protagonistas.
Seguem-se os nomes e as idades:
Matt Dillon (19), Rob Lowe (19), Emílio Estevez (21), Tom Cruise (21), Diane Lane (18), Ralph Macchio (21) e C.Thomas Howell (17).
Quase todos atingiram o sucesso e a fama, e a verdade é que Coppola, mestre nestas coisas de talentos, não falhou.
O filme relata a disputa entre um bando de marginais e outro de “betinhos”, sempre com um fundo moralista por trás, mas vale sobretudo por algumas excelentes interpretações destes miúdos, quase irreconhecíveis pela idade.
Chama-se “The Outsiders”, e em português foi apresentado como “Os Marginais”.
Passou um destes dias num dos Telecines.
Revi e não dei por perdido o meu tempo.

(Conseguem reconhecer todos na fotografia?)


segunda-feira, 6 de abril de 2009

Filmes Revisitados (6)


Eric Rohmer, que também assina o argumento, realizou este filme extraordinário em 1969.
Nomeado para Oscar de melhor Filme Estrangeiro, perderia a estatueta para “Z – A Orgia do Poder”, de Costa-Gravas, mas esse facto em nada diminui a qualidade desta película superiormente interpretada por Jean-Louis Trintignant, bem acompanhado por Françoise Fabian e Marie-Christine Barrault.
Fazendo parte dos “Seis Contos Morais” do realizador, o filme aborda, de uma forma inteligente, a problemática da Fé, deixando em aberto questões sérias e nada simples, que cada espectador resolverá, ou não, consoante as suas convicções e atitude perante a vida.
Um daqueles filmes que se revê vezes sem conta, sempre actual e pertinente.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Frases de Realizadores (27)



"Não sigas as modas, cria modas."

"Na nossa profissão, podes ter os olhares de Clark Gable, a arte de Spencer Tracy, as pernas de Marlene Dietrich ou os olhos violeta de Elizabeth Taylor, mas tudo isso não significa nada sem essa coisa chamada coragem."

"O Cinema é uma das três linguagens universais. As outras duas: a Matemática e a Música."


Frank Capra

Locations of visitors to this page