domingo, 10 de junho de 2007

Peter Sellers


Na minha opinião, um só filme (“Dr.Strangelove”) bastaria para colocar Peter Sellers na galeria dos grandes actores do cinema.
O seu desempenho é absolutamente extraordinário, e bem demonstrativo da versatilidade e talento que fizeram dele uma lenda. E não estou só quando considero este o seu melhor filme.
Mas Sellers (1925-1980), de seu nome verdadeiro Richard Henry Sellers, seria igualmente um “Inspector Clouseau” inesquecível, um fantástico jardineiro, de nome Chance, em “Being There” com o anedótico título em português de “Bem-vindo Mr.Chance”, e vários outros que protagonizou em perto de 60 filmes rodados.

“Se me pedirem para desempenhar a minha própria pessoa, não saberei o que fazer. Não sei quem sou nem o que sou”, disse um dia.

Os génios são assim.

3 comentários:

Carlos M. Reis disse...

Como tão bem dizes caro José, bastaria o "Dr.Strangelove" para o eternizar. Strangelove e todos os outros que representou no mesmo filme. Sellers não era genial, génios há muitos. Sellers era... único! Ainda o é, esteja onde estiver!

Um abraço José!

spring disse...

Peter Sellers é um actor inesquecível!!! são os filmes com o Kubrick "Dr.Strangelove" e as quatro interpretações como esse personagem que persegue James Mason na "Lolita", depois há a série do insector Closeau e aquele sotaque inesquecível... e ainda do Blake Edwards "A Festa" onde o burlesco habita na perfeição, para terminar nesse jardineiro que habita o mundo através das imagens da televisão no "Mr Chance".
um abraço cinéfilo (estamos de férias:), daí a ausência)
paula e rui lima

Teresa disse...

Extraordinário, sem dúvida.

E multifacetado.
Até fez pérolas como esta:

Peter Sellers - She Loves you (Nazi version)

Ele adorava parodiar os Beatles. o seu A Hard Day's Night chegou a n.º 1.

Um beijo.

Locations of visitors to this page